quinta-feira, 25 de julho de 2013

Falando mais sobre a tal da Diabetes


Bom dia, mamães! Como eu disse na postagem anterior, além da diabetes gestacional, há a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2. Ou seja, tem aqueles casos que a futura mamãe já é diabética e engravida. 
Como a gente já sabe, a diabetes é a falta ou a incapacidade da ação da insulina, correto? Entretanto, a diabetes tipo 1 é chamada também de insulinodependente e a diabetes tipo 2 é a não insulinodependente. Ou seja, na diabetes tipo 1 a mamãe faz uso da insulina diariamente e na diabetes tipo 2, não. Na diabetes tipo 2, a mamãe utiliza remédios hipoglicemiantes. 
Uma mulher apresenta Diabetes Mellitus tem uma gravidez de maior risco do que aquelas que não apresentam a doença. As chances de apresentarem hipertensão ou parto prematuro, por exemplo, é maior. Esses dias, enquanto eu estudava, li um artigo sobre diabetes tipo 1 e gestação para poder dá informações corretas para vocês. No artigo dizia, mais ou menos, que pela visão obstétrica o diabetes complicava a gravidez e do ponto de vista metabólico, a gravidez complicava o diabetes. 

Uma mamãe com diabetes precisa ser rígida nos horários de levantar, deitar, exercitar-se, tomar a insulina e, principalmente, alimentar-se. Calma! A mamãe continua usando insulina na gestação? Sim. Entretanto, a dose de insulina pode ser diferente já que o metabolismo da mamãe muda muito durante a gestação. 
Na próxima postagem vamos abordar mais sobre a diabetes! Não deixe de conferir... 
Lembrando também que é necessário um acompanhamento médico e não se esqueça de procurar uma nutri antes, durante e após a gestação! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário