domingo, 21 de julho de 2013

Anemia ferropriva na gestação

A anemia está presente em várias populações e é considerada um dos maiores problemas nutricionais. A anemia ferropriva ocorre quando há uma diminuição da concentração de hemoglobina, assim, tendo uma redução da reserva de ferro no organismo. As gestantes são uns dos principais grupos alvo da anemia ferropriva. Além das gestantes, as lactentes, os escolares e adolescentes também são um grupo favorável para o aparecimento de anemia. 
O organismo humano contém de 3,5 a 4,0g de ferro na forma heme e na forma não heme. Durante o período gestacional a necessidade de ferro é, em torno, de 800 a 1000 mg. A necessidade do ferro pelo feto é priorizado, ou seja, a utilização do ferro materno obtido através da placenta independe da quantidade de estoque de ferro da mãe. Quais são os perigos de uma deficiência de ferro? Vamos falar de uma forma bem resumida. Primeiro, uma gestante que não tem uma quantidade adequada de hemoglobina precisa fazer um esforço cardíaco muito maior para transportar o oxigênio a placenta e as células fetais, a gestante se cansa mais facilmente, apresenta maior risco de infecção. E os riscos não ficam apenas para as futuras mamães, mas também para o feto que está em desenvolvimento. Se o feto tem um nível baixo de hemoglobina, consequentemente ele terá uma menor oxigenação também. Isso gera uma maior chance de ter aborto, o feto ser prematuro ou apresentar baixo peso ao nascer.
Lembrando que alguns alimentos ajudam na absorção de ferro e outros inibem a absorção.
O que melhora a absorção? A grande conhecida Vitamina C que está presente, principalmente, nas frutas cítricas. Que tal colocar um limãozinho na carne hoje?
O que inibe a absorção? Já o que diminui a absorção de ferro é quando há consumo de cálcio na mesma refeição e também farelos integrais. Ou seja, para a futura mamãe que está com a hemoglobina muito baixa é melhor consumir um cereal branco no almoço com a carne do que um cereal integral. Que tal consumir aquele cereal integral com um iogurte no meio da tarde? Deixando bem claro que não é para trocar o cereal integral pelo branco!!!! Fiquem atentas!
Mais novidades para as mamães e futuras mamães na próxima postagem. Não deixem de visitar o blog diariamente e saber tudo sobre uma boa gestação, além de saber como lidar para melhorar a alimentação do seu filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário