sexta-feira, 19 de julho de 2013

Constipação intestinal na gestação

Está grávida e o intestino não está mais aquele reloginho que era? Infelizmente, isso é verdade! Na gestação o nosso intestino parece que começa a caminhar de uma forma mais lenta do que antes. A maioria das gestantes apresentam a popular "prisão de ventre", e sabemos que isso incomoda demais da conta. Até quem não é gestante e tem o intestino mais lento sabe como isso é chato. 
Durante a gravidez há uma redução do peristaltismo intestinal e isso acarreta a constipação nesse público. Essa redução do peristaltismo ocorre devido as alterações hormonais durante essa fase. Além disso, durante a gestação, todos os órgãos da mãe são comprimidos pelo feto. Ou seja, os órgãos começam a ficar espremidos para o bebê ganhar espaço e se desenvolver. Isso pode alterar também o funcionamento do intestino. 
Além dos aspectos hormonais e da questão anatômica dos órgãos, a gestante faz uso de suplementos de ferro durante a gestação. O suplemento de ferro que a mãe faz para evitar a anemia gestacional também é um fator que contribui para o quadro de constipação intestinal. Muitas gestantes deixam de tomar regularmente o suplemento, pois a constipação incomoda muito. Entretanto, precisa sempre ser reforçado que o consumo diário do suplemento é importante. Uma redução do ferro no organismo da gestante pode contribuir para uma futura hemorragia no parto, além de deixar a gestante mais fraca e com uma menor capacidade de concentração. 
A gestante precisa fazer uma alimentação rica em fibras e ingerir bastante água. Lembrar, portanto, de sempre ter uma garrafinha de água ao seu lado e de sempre levar frutas para comer quando tiver fora de casa. As fibras, além de ajudarem na regulação do trânsito intestinal, ajudam na regulação da saciedade e na redução do colesterol.
Vamos tentar consumir mais fibras, então?


Nenhum comentário:

Postar um comentário