sábado, 20 de julho de 2013

Alimentação infantil

A hora da refeição sempre é um problema para muitas mães. Não importa a idade da criança, a maioria não gosta de experimentar aqueles alimentos de cores verdes. Ao servir o almoço, a mãe só escuta choro, birra e a criança dizendo, ou melhor, gritando que não vai comer aquilo. Outra situação é a criança não ter fome de comida e querer só bolo, biscoito, chocolate.. o pior: querer esses alimentos na hora do almoço! Aliás, tem algo pior - a mãe deixar a criança trocar aquele arroz e feijão por biscoito de chocolate. Mãezinhas, não façam isso com seus filhos! Se o seu filho não quer comer aquele prato que você fez, posso dá uma dica? Guarde na geladeira e deixe para mais tarde, pois uma hora ele vai ficar com fome. Não troque um prato cheio de nutrientes por um alimento que contém ZERO nutriente. A criança, muitas vezes, não gosta do alimento de primeira. Você vai desistir? Espero que não. De acordo com um artigo, a criança precisa ser apresentada ao alimento de 8 a 10 vezes para começar a gostar e querer comê-lo. 
Além disso, que tal usar a criatividade? Ao invés de fazer aquele arroz branco, tente colocar umas cenouras raladas misturada no arroz e dizer que aquele laranjinha vai fazer com que ele tenha uma visão ótima. Afinal, a cenoura é rica em vitamina A. A criança adora um espetinho de carne? Que tal fazer um espetinho de carne com algumas verduras também? É possível fazer um espetinho alternando carne, cenoura, frango, tomate, berinjela.. olha quanta opção! 
A mamãe pode sempre fazer refeições mais atraentes e saudáveis para os seus pequenos! É bem legal também quando mãe e filho podem cozinhar junto esses alimentos. Fazendo alguns alimentos com cores bem diferentes, utilizando forminhas de bichinhos e muita criatividade. Que tal uma oficina para mamãe e filho fazerem juntos? Em breve será oferecido para todos as mamães uma oficina em que vocês possam desfrutar desse momento com seus filhos e mostrar que comida saudável é divertido e gostoso. Não perca nos próximos posts sobre a oficina que irei oferecer para essas mamães e seus filhotes!
Hoje, eu deixo para vocês uma receitinha bem simples para ser oferecida aos pequenos.

Receitinha - Fanta Laranja Natural
Ingredientes:
1 litro de água
3 cenouras
1 tangerina sem semente
Suco de 1 laranja com a casca ralada
Suco de dois limões
Adoçar - MODERAÇÃO!

Preparo:
Lavar todas as frutas e cenoura. Retirar as sementes da tangerina. Espremer a laranja para fazer o suco e ralar a casca. Espremer o limão e reservar o suco. Bater no liquidificador a água e a cenoura (se achar muito necessário, pode coar). Acrescentar a tangerina e bater. Acrescentar o suco de laranja, suco de limão e o açúcar. Bata. No final, tentar não coar para deixar com mais fibra. Entretanto, se a criança não gostar, coe para ver se melhora a aceitação. Leve a geladeira para deixar bem gelado!! Vamos tentar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário