segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Calorias, calorias.. afinal, o que é uma caloria?

As pessoas têm mania de perguntar para uma nutricionista - "quantas calorias tem um pedaço de pizza?" e assim para vários alimentos. Mas afinal, o que são essas calorias? A caloria é a energia contida no alimento. Um alimento é composto por macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídio) que são responsáveis em fornecer energia ao nosso organismo. Cada macronutriente é responsável em fornecer uma quantidade x de energia.
Assim, o carboidrato fornece 4 calorias, a proteína fornece 4 calorias e o lipídio fornece 9 calorias. E, aproveitando, o álcool não fica de fora! Ele fornece 7 calorias VAZIAS! Como assim? Essas 7 calorias que o álcool irá fornecer ao seu organismo não servirá de nada.
O indivíduo que quer emagrecer precisa reduzir a ingestão de calorias. Entretanto, não pode ser uma restrição calórica muito alta. Depois de um tempo, o corpo que não tem recebido calorias suficientes para ter energia, começa a estocar energia e não gastá-la. Por isso, é importante que a ingestão calórica seja adequada para cada objetivo do indivíduo. Até porque, calorias não é tudo. O mais importante é a qualidade dessas calorias que são ingeridas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário