terça-feira, 29 de outubro de 2013

Análise do biscoito recheado

Hoje, vamos analisar os ingredientes de um alimento muito consumido entre as crianças. O tal do biscoito recheado de chocolate. Esse é uma tentação para os pequenos! Mas vamos ver o que eles estão consumindo?

Ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, xarope de açúcar, gordura vegetal, margarina com leite, carbonato de cálcio, amido, sal, açúcar invertido, sulfato de zinco, fermentos de químicos, bicarbonato de sódio, aromatizante, corante natural carmin cochonilha, caramelo e natural clorofila, emulsificante lecitina de soja, acidulante ácido cítrico e umectante propileno glicol. 


Vamos falar um pouquinho sobre esses ingredientes. A quantidade elevada de açúcar é visível ao se ler a tabela de ingredientes. Ele encontra-se em segundo e terceiro lugar na lista. E o tal do açúcar invertido? O açúcar invertido é um ingrediente utilizado em balas e sorvetes para evitar que o açúcar cristalize.
O produto contém aditivos alimentares como emulsifcante lecitina de soja, acidulante ácido cítrico e umectante propileno glicol. Mas afinal, o que são os aditivos alimentares? Os aditivos são ingredientes adicionados ao alimento sem a função de nutrir, apenas com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, sensoriais dos produtos durante a fabricação.
De acordo com a portaria n.540 da Anvisa:
- Emulsificante: substância que torna possível a formação ou manutenção de uma mistura 
uniforme de duas ou mais fases imiscíveis no alimento.
- Umectante: substância que protege os alimentos da perda de umidade em ambiente de baixa umidade relativa ou que facilita a dissolução de uma substância seca em meio aquoso.
- Acidulante: substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos. 
Sem falar na quantidade alta de gordura saturada que esse alimento contém. 
A conclusão, portanto, é deixar longe das crianças esse alimento rico em açúcar, gordura e aditivos alimentares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário