segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Composição leite materno x leite de vaca

A gente já está cansado de ouvir "aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade", mas não é problema algum sempre reforçar essa frase. Muitas mães não sabem a importância ainda do consumo do leite materno pelos filhos. 
De uma forma resumida, vamos falar um pouco sobre a importância do aleitamento materno.
Alguns pontos óbvios são o maior vínculo entre a mãe e o filho e o baixo custo. Aliás, não há custo algum o leite materno. 
O leite humano contém imunoglobulinas que ajudam a amadurecer o sistema imunológico do bebê, o qual é muito imaturo ainda quando nasce. Outra importância é a presença do fator bífido que previne quadro de diarreia, devido o trato gastrintestinal ser muito frágil. Podemos dizer ainda que o consumo do leite materno previne sobrepeso e obesidade, pois sua composição é adequada para o bebê. Já as fórmulas infantis têm uma composição diferente e, geralmente, sobrecarrega o organismo da criança. 



A tabela acima foi retirada de um artigo de 2013 onde mostra a composição do leite materno e do leite de vaca (muitas vezes oferecido a criança). O Colostro é o leite que corresponde aos primeiros dias, ou seja, os primeiros 3 a 5 dias. O colostro contém uma quantidade calórica menor, mas uma quantidade proteica maior. Já o leite de transição e o leite maduro contém uma quantidade calórica e lipídica maior. Além dessa diferença, sabe-se que é muito importante o bebê mamar até o final da mamada. Por quê? A quantidade de gordura no decorrer da mamada aumenta, ou seja, o leite do final da mamada contém uma quantidade de gordura maior do que o leite do início da mamada. Então, fiquem atentas para esvaziar bem as mamas! 
Para finalizar, podemos observar na tabela que é feita uma comparação entre o leite humano e o leite de vaca. Percebe-se que o leite de vaca sobrecarrega muito o organismo do bebê, principalmente, os rins. O conteúdo de sódio é alto tanto no leite de vaca como nas fórmulas, portanto, a importância do leite materno para prevenir quadro de hipertensão arterial em crianças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário