segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Classificação dos Alimentos

Os alimentos podem ser classificados em três categorias. São classificados em energéticos, construtores e reguladores. O que seria cada categoria? O que significa? 
Bom, vamos aprender de uma forma bem fácil de entender!!!
Energéticos - Sabe aquele pão do seu café da manhã, o arroz e a batata do seu almoço ou até mesmo o macarrão? Esses alimentos são exemplos de alimentos energéticos. Além desses, o mel, o bolo, o açúcar, etc são alimentos que nos fornecem energia para o dia, por isso o nome ENERGÉTICOS. Se compararmos a classificação dos alimentos com uma casa, os alimentos energéticos seriam a energia elétrica da casa. Ou seja, eles são necessários para a lâmpada funcionar, para os aparelhos eletrônicos funcionarem.. É a mesma coisa com o nosso corpo! 
Construtores - Já os construtores são os alimentos proteicos. O leite, o ovo, o queijo, a carne, etc. Os construtores, como o próprio nome diz, têm a função de construir. São importantes para o crescimento, portanto. Durante a gestação é importante a gestante ter uma alimentação rica em proteína para o crescimento tecidual do feto. Continuando com o exemplo da nossa casa, os alimentos construtores seriam os tijolos da casa. 
Reguladores - Os alimentos reguladores são as fibras, as vitaminas, minerais e água. No nosso exemplo da casa, os reguladores seriam o cimento. Eles unem os tijolos e dão equilíbrio ao nosso organismo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário