quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Enxaqueca e Alimentação


Quais alimentos podem influenciar no aparecimento e desaparecimento da tal da enxaqueca que deixa várias pessoas sem dormir e estressadas de tanta dor? Li um artigo sobre isso para pode falar sobre esse tema para vocês, então vamos lá! Muitas pessoas que apresentam enxaqueca são aquelas que trabalham horas e horas, dormem pouco e têm um nível alto de estresse por conta de vários motivos.
E quais alimentos podem desencadear um quadro de enxaqueca? O consumo de bebidas alcoólicas, chocolate, queijos amarelos, frutas cítricas, liguiça, salsicha, café, refrigerante, sorvete, alimentos fritos ou ricos em gordura, aspartame e glutamato monossódico (aditivo utilizado para realçar sabores. EVITAR!). O autor do artigo explica que os alimentos influenciam as crises de enxaqueca de diferentes maneiras como aumentando os níveis de serotonina, provocando vasoconstrição ou vasodilatação. O excesso de serotonina pode estimular um consumo excessivo de carboidratos refinados e esse consumo excessivo aumenta mais o nível de serotonina. Ou seja, fica nesse ciclo vicioso! E o que aumentaria primariamente esse nível de serotonina? O que eu comecei dizendo na postagem - pessoas que trabalham horas e horas, dormem pouco, nível de estresse alto.. 
Portanto, é importante ter uma boa qualidade de vida. Quando a alimentação não está adequada e o estilo de vida é muito corrido, a sua qualidade de vida é baixa. 
E qual alimento poderia influenciar para reduzir o aparecimento de enxaqueca? A vitamina B2 ou riboflavina pode ajudar a prevenir o aparecimento de enxaqueca. A vitamina B2 é encontrada em alimentos como, leite, brócolis, repolho, cereais em grão. Além da vitamina B2, o magnésio também foi eficaz para o tratamento de prevenção da enxaqueca. De acordo com o artigo, a dose profilática de magnésio é de 600mg. Encontra-se magnésio em, principalmente, nozes e sementes. O gengibre é outro alimento que pode prevenir o quadro de enxaqueca. O gengibre é um anti-inflamatório e, portanto, bloqueia a síntese de uma substância que causa inflamação. 
Então a dica é ter uma qualidade de vida boa e uma alimentação bem variada e saudável, reduzindo alimentos que podem causar transtornos para o nosso organismo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário