quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Carboidrato, proteína e lipídio

Carboidrato, proteína e lipídio são os macronutrientes presentes no nosso dia a dia. Todos são importantes, então nada de deixar de consumir algum deles.


O carboidrato é o macronutriente responsável em nos fornecer energia. Um indivíduo que pratica exercício físico precisa consumir carboidrato no pós treino para repor as suas reservas energéticas. Uma criança que estuda e brinca também precisa repor sua energia do dia. Existem vários alimentos que são fontes de carboidratos, como o macarrão, a aveia em flocos, o arroz, a batata cozida.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Análise do biscoito recheado

Hoje, vamos analisar os ingredientes de um alimento muito consumido entre as crianças. O tal do biscoito recheado de chocolate. Esse é uma tentação para os pequenos! Mas vamos ver o que eles estão consumindo?

Ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, xarope de açúcar, gordura vegetal, margarina com leite, carbonato de cálcio, amido, sal, açúcar invertido, sulfato de zinco, fermentos de químicos, bicarbonato de sódio, aromatizante, corante natural carmin cochonilha, caramelo e natural clorofila, emulsificante lecitina de soja, acidulante ácido cítrico e umectante propileno glicol. 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Calorias, calorias.. afinal, o que é uma caloria?

As pessoas têm mania de perguntar para uma nutricionista - "quantas calorias tem um pedaço de pizza?" e assim para vários alimentos. Mas afinal, o que são essas calorias? A caloria é a energia contida no alimento. Um alimento é composto por macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídio) que são responsáveis em fornecer energia ao nosso organismo. Cada macronutriente é responsável em fornecer uma quantidade x de energia.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

E a cólica no meu bebê?

Bom dia, queridas e futuras mamães!
Daqui alguns dias minha bebezinha vai fazer 3 meses. Meu deus, como passa rápido! Lembro exatamente do dia em que ela nasceu super pequenininha e morrendo de medo de pega-la. Agora, eu a vejo enorme. Ela nasceu com 3,200kg e agora já pesa mais de 4,500kg. Ela mama demais!! E eu fico super feliz em ver que ela está mamando direitinho, tendo a pega correta do bico, ganhando peso, crescendo e se desenvolvendo. E agora ela começa a interagir muito mais com a gente e até com os brinquedinhos dela. Como eu estou amamentando, eu faço o possível para evitar as besteiras alimentares. Ninguém é 100% natureba, sejamos sinceras. De vez em quando, um doce é bom. Eu cortei alguns alimentos, entre eles, o chocolate. 

domingo, 13 de outubro de 2013

Beterraba e anemia infantil

Comer beterraba ajuda na anemia? Muita gente fala "come beterraba, é rica em ferro". E será que isso é mesmo verdade? Bom, vou dizer uma coisa a vocês - é mito!!! Isso mesmo, isso não passa de uma lenda que as nossas avós falam, nossas mães...
A quantidade de ferro presente na beterraba é muito pequeno, além disso, é o ferro não heme. O ferro não heme está presente nos alimentos de origem vegetal e, esse tipo de ferro é o menos absorvido no organismo.


Como vocês podem ver então, a beterraba contém APENAS 0,3 mg de ferro na sua composição. É muito pouco, pouquíssimo...
É legal então deixar de consumir a beterraba por esse motivo? Claro que não!! O melhor a se fazer é aliar a beterraba com alguma fonte cítrica. Comeu a beterraba no almoço, que tal tomar um suco após a refeição de laranja ou limão? Aliás, que tal fazer um suco de beterraba? É simples e rápido. Só bater a beterraba com a laranja ou o limão e pronto para beber!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Alimento mais importante da nossa alimentação!

Vocês sabem qual é o alimento mais importante que faz parte da nossa alimentação? Vamos falar um pouquinho sobre ele hoje. É responsável pelo transporte de nutrientes no nosso corpo, regula a pressão sanguínea, participa no controle da temperatura corporal, ajuda a eliminar todas as impurezas do organismo e auxilia no processo de digestão. Já sabem quem é responsável por tudo isso? É a nossa preciosa água
Vamos aprender algumas importâncias da água então..